Uma das vantagens dos serviços oferecidos pela Steriliza é a relação custo-benefício, economia, pois ajuda a reduzir os custos com mão de obra, água, energia elétrica, espaço físico, evasão de materiais e riscos operacionais. Uma instituição hospitalar para cumprir as regulamentações e legislações que dizem respeito à Central de Material precisa:
A Steriliza é referência no mercado de processamento de materiais nas regiões Norte e Nordeste, utilizando as tecnologias de esterilização por óxido de etileno, vapor saturado e peróxido de hidrogênio.
Coleta
A Steriliza pode coletar o material no estabelecimento do cliente (clínica, hospital, consultório odontológico, salão de beleza, etc), ou receber na sua sede.
Recebimento
Passagem do Material
Seleção
A pré-seleção do que será esterilizado é feita através de critérios como integridade e desmonte do material assegurando o processo de limpeza. A próxima etapa é a seleção do processo de esterilização mais adequado – ETO ou Vapor.
Preparo
Na fase de preparo, todo o material pré-selecionado é lavado e desinfectado. Após essa etapa, o material é rigorosamente seco, embalado, selado e identificado.
Esterilização
A garantia de esterilidade é feita através do acompanhamento de cada ciclo com base em indicadores químicos e biológicos.
Entrega
O Óxido de Etileno é padrão Ouro no quesito segurança na esterilização de produtos termossensíveis para saúde. Os materiais termorresistentes devem ser esterilizados sob Vapor Saturado sob Pressão devido a sua ação microbicida ser extremamente rápida, resultando em ciclo de curta duração.
Considerado o ciclo mais rápido para esterilização de materiais termossensíveis o Peróxido de Hidrogênio possui restrições em relação a sua utilização devido à baixa difusão do agente esterilizante (inferior ao ETO) e incompatibilidade com alguns materiais, como: celulose, aço inoxidável, titânio, alumínio, cobre, vidro, polipropileno e PVC. (Diretrizes de Práticas em Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para Saúde, SOBECC, 2017).